Um fim de semana da pesada – por Fernando Bizarro – I Diplomado EPV + JPSDB

UM FIM DE SEMANA DA PESADA

Por Fernando Bizarro

 

Participei esse fim de semana do I Diplomado em Política da Juventude do PSDB, realizado em São Paulo, no Hotel San Rafael, numa das esquinas da São João não cantadas em prosa em verso, honraria prestada somente àquela com a Ipiranga. Foi o “puro creme do milho” como diz a Belina bege velha que passa na frente de casa nesse momento. Para um não-tucano, a experiência já lhe mostraria uma parte do que é um partido político, como se configura, como verdadeiramente acontece longe da tribuna da Câmara ou das reuniões nos gabinetes do Senado. Para um tucano foi o auge, foi um sweet dream, foi um orgasmo político ver Fernando Henrique, Serra e Alckmin num mesmo fim de semana. Para um tucano que se pretende cientista político foi uma oportunidade sem igual para enxergar o que é verdadeiramente a política, a política na prática, separada da formalidade da Academia, como as diferenças forças políticas atuam transformando a unidade de “representação política”, termo de um dos palestrantes, o professor da USP Cícero Araújo, na esperança de uns, na vida de outros e ainda no oportunismo dos que restam.

O Diplomado foi organizado pelo site Esquerda pra Valer, publicado por uma parte da Juventude do PSDB e comandado por Fernando Guimarães um jovem militante tucano. Não se assustem com o nome do site, o PSDB é um partido de esquerda. Pode não ser essa esquerda que está à esquerda da esquerda como são os fundamentalistas do PSTU e PCO, mas é esquerda. É, na definição brilhante da Denise, comandante do igualmente brilhante Abakxi com Groselha, à direita da esquerda e isso não quer dizer que seja centro. Esses posicionamentos ideológicos são extremamente complicados e terão um post só para eles muito em breve.

Palestras como a dos professores Celso Lafer ou Cícero Araújo são um achado da teoria política. Sem contar as palestras dos caciques, Fernando Henrique, Serra e Alckmin que, cada um a seu jeito, dominaram a platéia, já convertida é verdade, causando olhares deslumbrados, flashes incontáveis e tumulto na hora da saída.

Esperando a resolução dos problemas da greve na UNICAMP, Blog do Bizzarro se despede, recomendando a todos a participação no próximo Diplomado, mesmo aos que não são tucanos. Não é necessário concordar, é preciso viver para aprender…

Ai, que filosófico!