Moção de repúdio ao Deputado Jair Bolsonaro (sobre Cel. Ustra)

Moção de repúdio ao Deputado Jair Bolsonaro (sobre Cel. Ustra)

.

 

O Movimento PSDB Esquerda Pra Valer vem em nota repudiar de forma veementemente a fala do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no último domingo, 17, durante a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, em que fez uma homenagem ao torturador e assassino Coronel Ustra, o primeiro militar a ser reconhecido pela justiça brasileira como torturador durante o período da ditadura militar, no qual comandou o DOI-CODI entre os anos 1970 e 1974.

.

A apologia à tortura, como fez Bolsonaro, é repugnante e inaceitavel em qualquer situação, particularmente quando feita dentro da Câmara dos Deputados – que foi duramente perseguida durante a ditadura militar – configurando uma grave quebra de decoro parlamentar. É notório também o histórico de agressões públicas às mulheres, negros, LGBT e principalmente aos Direitos Humanos praticado pelo deputado. Seu hábito de usar o púlpito para perseguir aqueles que se opõe à sua posição intolerante não compactua com a atuação democrática de um parlamentar.

.

Em um momento de delicada crise política, onde nossa jovem democracia ainda carrega as sequelas da ditadura, não podemos confundir a liberdade de expressão com a irresponsabilidade, a intolerância e a anti-democracia de posições que pregam o ódio, o preconceito e a apologia de crimes que mancham a história política brasileira. Posto isso, apoiamos o pedido de cassação apresentado pela OAB, bem como o procedimento instalado pelo Ministério Público Federal para acompanhar o caso.

.

.